sábado, maio 19, 2007

Ligações e prisões

Por esses dias escutei uma denúncia, em um desses programas de rádio que abrem para ligações de ouvintes, - e eu nunca pensei que pudesse alguma vez na vida escutá-los - sobre tortura no presídio de segurança máxima, daqui de João Pessoa.
Fiquei chocada - O que não é difícil para mim, eu sei - não só pela riqueza de detalhes do relato anônimo sobre a tortura como também pela opinião da ouvinte. Ela falava que estava indignada com o acontecido, que sabia porque trabalhava na Máxima e que por mais que aqueles homens fossem presos, não mereciam receber o tratamento que estavam recebendo. Bem, o tratamento consistia em espancamento com canos e encarceramento em uma cela com capacidade para três pessoas. Eram treze presos.
Este "por mais que fossem presos" reflete bem o sistema carcerário brasileiro. Um sistema que viola diversos direitos humanos. Por que aqueles homens e mulheres por mais que sejam presos eles merecem levar surras e definhar em salas minúsculas? Por que são culpados, você pode me dizer. Mas não seria já o bastante estarem encarcerados e desprovidos de sua liberdade? Não seria o bastante estar em uma cadeia?
Fiquei muitos dias me perguntando sobre esse modo que nós, sociedade, olhamos nossas prisões enquanto pedimos mais penitenciarias de segurança máxima e tratamentos mais duros para nossos presos. Esquecemos que aqueles marginais, bandidos, elementos são feitos do mesmo material que eu e você. Esquecemos que um dia eles poderão voltar para essa sociedade que fazemos parte.
E esquecemos também que, como todo bem público, também podemos usufruir de alguma prisão algum dia.

Nenhum comentário: