quinta-feira, novembro 29, 2007

Veredas da Salvação



Espetáculo : VEREDA DA SALVAÇÃO Entra em cartaz no próximo dia 7 de dezembro o espetáculo “Vereda da Salvação”, de Jorge Andrade. A peça foi montada com alunos do curso de graduação de artes cênicas da UFPB, que foram contemplados no prêmio Jovens Artistas, do Ministério da Cultura. A frente deste projeto está a professora Christina Streva, que dirige e produz o espetáculo. O texto retrata a realidade de um sertão que ainda hoje é forte e presente na vida e nas origens de boa parte da população do nordeste. Aborda a miséria, o fanatismo religioso, a falta de oportunidade de estudo.

O fanatismo em cena
A peça tem início com a chegada dos 13 atores, maltrapilhos, seguindo seu pastor Onofre. O tempo da obra transcorre entre o fim do dia e o amanhecer, quando os fiéis da seita Advento da Promessa se preparam e jejuam para a viagem aos céus.

Nesse meio tempo, Joaquim, que se coloca como líder da comunidade e trabalha o tempo todo para que os colonos expurguem seus pecados e limpem-se para a salvação, cria em torno de si a crença de que ele é a reencarnação de deus. Cada vez mais cegos, os trabalhadores passam a segui-lo e são levados a confessar em público aquilo que seu líder considera como erros e a pedir perdão por suas ofensas. Por conta disso, as travessuras de duas crianças resultam no assassinato de uma delas, acusada de estar possuída pelo demônio. Na outra ponta, está Manoel, trabalhador que liderava os camponeses e mediava as relações com o dono das terras, e Artuliana, moça que desafiou os preceitos impostos pela religião e entregou-se, apaixonada, a Manoel. O personagem polariza com Joaquim, mas ao mesmo tempo, quando questiona as ações daquele líder e entrega-se à crença no divino, transita entre a racionalidade e a fé.Após conflitos diversos e revelações inesperadas, Joaquim, rodeado por seu povo, rodopia acreditando estar próximo de alcançar os céus. Juntos, como que em estado hipnótico, alucinados pelo desejo de abandonar uma vida de pobreza para ascender ao paraíso, os fiéis cantam 'alumia a vereda, meu deus, a vereda da salvação, aqui está o rebanho, em busca da tua mão'. A partir desse momento, se prenuncia o trágico desfecho.

AGENDA

4 e 5 dezembro, às 18:00 – Ensaio aberto na UFPB ( sala preta-/ Abacatão)

7 de dezembro – estréia oficial, às 20:00 – Teatro Lima Penante
8 e 9 de dezemnro, às 20:00 – Teatro Lima Penante
11 e 12 de dezembro, às 18:00 – UFPB ( sala preta/ Abacatão)

14, 15 e 16 de dezembro, ás 20:00 – Teatro Lima Penante


Contato :
Assessora de imprensa Renata Mora – renatamora@hotmail.com 3226 2961 / 8886 6799 / 8889 1269

Nenhum comentário: