segunda-feira, novembro 27, 2006

"It's an education project, not a laptop project"


O presidente Lula recebeu, sexta-feira (23), o primeiro laptop de U$100, em cerimônia - sempre uma - na base áerea de Cumbica. O Brasil foi o primeiro país a receber o computador, porque além de encomendar 1 milhão de unidades, deu muito apoio a empreitada - 1 milhão já é um apoiaço! A Argentina, o outro país sul-americano a comprar laptops, pediu 500 mil.

O laptop foi criado pela ONG americana One Laptop per Child com o objetivo de incluir digitalmente e revolucionar a maneira de se educar crianças no mundo, de acordo com o wiki da instituição.

Lendo as matérias publicadas sobre a chegada do Laptop de U$100 e os comentários dos leitores, vi que muitos se opunham a iniciativa do governo, não pelas características de hard ou software que o produto oferece, mas sim de como o computador seria utilizado. Alguns disseram que os computadores seriam danificados ou trocados por drogas, que as crianças não saberiam usar, ou que os professores não saberiam utilizar. E sim, havia depoimentos de professores - pelo menos, era o que estava escrito.

Capacitação, falando-se em informática no Brasil, sempre vai ser necessária, por mais que nos espantemos com os crescentes número de acessos ou de usuários de computador - somente 18,6% das residências brasileiras tinham computadores em 2005, de acordo com o IBGE. Será uma nova linguagem para os usuários, uma nova forma de interação com o conteúdo explicado em sala de aula, uma nova forma de ensino para esses professores e 1 milhão de crianças.

ANNYTHING'S

Eu, particularmente, acho o projeto super válido e acredito sim que possa dar certo aqui no Brasil, dependendo de como for implantado. Pelo que sei, já existem projetos de capacitação de professores de escolas públicas em tecnologias da informação em alguns estados do país. No Nordeste, sei que existe um em Pernambuco. Na Paraíba, ainda não ouvi falar, mas espero que aconteça logo.

Ah! E o design do laptop é uma gracinha, não?!

Bom começo de semana para todos.

2 comentários:

Marco Aurélio disse...

Ficou sabendo de uma coordenadora da Escola Jovem Osmar Cunha em Florianópolis,que foi espancada por uma “aluna” de 16 anos semana passada?

Um abraço

Marco Aurélio

Unknown disse...

Oi Marco,

Fiquei sabendo agora, através do seu blog. Lamentável, realmente.